25 de janeiro de 2007

Meio Ambiente e PAC

A área ligada ao meio ambiente no governo venceu o primeiro round do PAC e projetos importantes para o setor elétrico -como a usina nuclear de Angra 3 e a criação de reservas para hidrelétricas- ficaram de fora do plano.
Questionado sobre por que Angra 3 não consta do plano, o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia), respondeu: "Porque o plano só inclui o que nós vamos fazer". Depois, o ministro complementou. "É uma discussão que precisa ser feita com vários órgãos, que envolve a retomada do projeto nuclear, e essa discussão não está madura e deve ser retomada esse ano, para decidir se faz ou não faz."
O investimento para construir Angra 3 é estimado em US$ 1,7 bilhão. Pelo planejamento da estatal EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Angra 3 começaria a gerar 1.309 MW a partir do fim de 2012.
Outro projeto importante para o setor elétrico era a criação de reservas para a exploração de potenciais hidrelétricos. Seriam áreas a serem demarcadas pelo governo, reservadas para a construção de usinas. A maior parte dessas áreas está na Amazônia, em áreas de reserva indígena ou ambiental.

Nenhum comentário: