12 de setembro de 2006

AMAZÔNIA VIGIADA

Se a Amazônia acabar de fato, não há de ser por falta de vigilância. Uma organização de pesquisas de Belém lança hoje o primeiro sistema independente para monitorar o desmatamento em tempo real, por meio de imagens de satélite. A idéia é ter informações sobre a devastação da floresta disponíveis na internet e atualizadas todo mês --não só para diagnosticar a situação da floresta mas também para prever desmatamentos futuros.

O SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), como foi batizada a ferramenta, é uma criação de uma equipe do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, o Imazon. Ele deve permitir o cálculo mensal da área devastada na região Norte, uma cifra que o governo brasileiro hoje só divulga uma vez por ano --o último dado oficial, referente a 2004-2005, saiu na terça-feira passada, confirmando uma queda prevista de 31,5% na taxa de destruição.

"Assim como a inflação, que tem vários índices, esperamos ter o dado mensal do desmatamento como um indicador a mais", compara Adalberto Veríssimo, pesquisador do Imazon e um dos criadores do SAD.
Tá bom, mas é necessário que se destine verbas para que pesquisadores e profissionais das esferas pública e particular atentem para a atuação do homem, o maior de todos os beneficiados e predadores ambientais. A obrigação de publicação e seminários sobre os estudos e projetos também deveriam ser impositiva aos seus autores para que os atores participassem com maior ênfase das atitudes negativas e positivas anunciadas.

Nenhum comentário: