12 de julho de 2006

AOS ENGENHEIROS FLORESTAIS

No dia em que se comemora a homenagem ao engenheiros florestais, entre eles o meu irmão Judibal Cabral.

Os guardiões da floresta, responsáveis pela proteção e administração dos recursos florestais comemoram hoje o seu dia. O presidente da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais - SBEF -, Glauber Pinheiro, avalia positivamente o mercado atual dos profissionais da engenharia florestal. Em sua visão otimista, o mercado tem apresentado melhoras.
Uma grande luta que agora se concretiza beneficiando os profissionais é a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA -, segundo Pinheiro. A distinção clara das atribuições deve refletir positivamente no mercado. Segundo ele, era comum verificar outros profissionais exercendo as funções de engenheiros florestais, sem a devida formação e habilitação.
A
Lei de Gestão de Florestas Públicas abre um leque de possibilidades para os profissionais e para o meio ambiente. O mercado ilegal agrava o problema do desmatamento, cada vez mais evidente no país. "Se tem oferta no mercado de produto ilegal e mais barato, fica difícil competir", diz. A crise do setor madeireiro tem influência sobre a atividade. O chamado "apagão florestal" é visto como uma ameaça ao meio ambiente. "É preciso que o governo tome medidas para garantir a matéria-prima", diz o presidente da SBEF, lembrando da importância deste recurso nas diversas atividades em que é empregado, desde movelaria, até indústrias.
Ele aponta algumas iniciativas que utilizam madeiras de rápido crescimento, como o eucalipto, por exemplo. Com o trabalho desenvolvido por engenheiros florestais é possível o melhoramento desta madeira. "Hoje existem grandes construções e móveis feitos a partir do eucalipto melhorado", diz. As melhoras vão desde a tratamente genético, até o tratamento da matéria-prima.
O mercado de créditos de carbono também pode ser um novo nicho de trabalho para os engenheiros. Entre as suas atribuições estão os estudos de quantificação de gás absorvido
.

Texto do portal InfoTec

Nenhum comentário: