3 de maio de 2006

A ARTE DA GUERRA MODUS BOLIVIANO

Evo Morales ex-plantador de coca e atual Presidente da Bolívia acaba de trair publicamente o seu colega Lula da Silva, a quem prometeu não tocar nos ativos da Petrobras .
A tão esperada "Revolução Bolivariana" da Bolívia está em marcha e as primeiras grandes baixas foram os mais de 1,2 bilhões de dólares brasileiros investidos pela Petrobras no país.
E, por incrível que possa parecer, o Governo Brasileiro parece concordar com o roubo do nosso patrimônio, informando ao mundo que trata-se de um "ato de soberania" dos nossos paupérrimos vizinhos.
Por outro lado o mui-amigo Hugo Chávez aplaude a atitude Boliviana, endossando desta forma o roubo institucional que a Bolívia ameaça fazer no Brasil.
A Petrobras é a maior investidora da Bolívia e passou a ser a maior fornecedora de gás natural do Brasil que, via gasoduto, viabiliza um sem-número de empresas brasileiras e argentinas. Felizmente o Brasil deverá ser auto-suficiente em gás natural em muito breve. A partir de 2007 poderemos prescindir de todo o gás importado da Bolívia. O nosso problema é a distribuição deste gás via gasodutos que ainda são escassos no território nacional.
Infelizmente a nacionalização bolivariana não será restrita às empresas de energia. Todas as mineradoras estrangeiras poderão, também, ter os seus ativos nacionalizados e seus impostos e royalties aumentados. Uma das primeiras baixas neste setor foi a EBX, empresa de Eike Batista, que por muito tempo, vem tentando investir em território boliviano.
Roubos como este, camuflados sobre o manto da "nacionalização" são comuns na história do homem (veja mais).
No entanto é raro ver um País que tem o seu patrimônio usurpado, a sua soberania desprezada e o seus investimentos internos ameaçados permanecer imóvel e, aparentemente, de acordo com o ato beligerante do seu ex-aliado e ex-parceiro.
Não podemos aceitar este tipo de ação. É necessário que Evo Morales seja levado, com ou sem sutilezas diplomáticas, a reverter o processo que afeta de forma drástica a economia do Brasil.
Esperamos que Lula represente os interesses brasileiros na reunião de Foz do Iguaçu nesta quinta.

Nenhum comentário: