18 de março de 2006

SOJA E MEIO AMBIENTE

Nota publicada no Repórter Diário deste sábado (18/03/2006) demonstra a preocupação com a provável desflorestação na região amazônica:

"Pesquisadores da Embrapa estão preocupados com o plantio de grãos, na Amazônia. Em 2005, os 58.390 hectares plantados de soja, no Pará, resultaram na colheita de mais de 170 mil toneladas. Se por um lado os números estimulam produtores de todo o País, por outro, acendem a luz amarela na área ambiental. Para discutir o assunto, instituições de pesquisa, ensino, fomento e associações de produtores marcaram reunião para o final deste mês, na Federação da Agricultura do Estado, em Belém.
Nos três principais pólos de produção de grãos do Estado - Santarém, Paragominas e Redenção -, as condições climáticas são ideais para o cultivo de soja. O que preocupa os pesquisadores são os sistemas de produção utilizados, que não garantem sustentabilidade agronômica, social, econômica e, principalmente, ecológica. Mas se os produtores quiserem, a pesquisa já oferece capacidade técnico-científica para práticas mais sustentáveis de produção".
Mas com o Donizete preso, acusado de ter derrubado castanheiras e outras formas de vegetação permanente, talvez o respeito ao meio ambiente seja mais acentuado.

Nenhum comentário: