4 de março de 2006

Fechar o Porta da Cargill?

Passado o impacto da decisão judicial que determinou a realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) na área em que foi construído o porto de Santarém, os ambientalistas do Greenpeace acreditam que o porto deva ser fechado!
Acreditam que o EIA vai concluir pelo fechamento do porto. Acho um exagero.
As obras do porto devem se guiar pelas normas ambientais e mostrar que o progresso é compatível com a proteção ao meio ambiente. Agora se a SECTAM não exigiu o estudo ...
Tem que procurar o caminho melhor para todos nós e não o que o Greenpeace quer. O município precisa se desenvolver e o porto é vital para o desenvolvimento.

2 comentários:

Mikas disse...

Depois das construções feitas é que se lembram a fazer estudos, que custam dinheiro, para depois fecharem algo que deve ter custado também imenso dinheiro. O GOverno preocupa-se com o desenvolvimento e esquece-se da sustentabilidade, depois os ambientalistas esquecem-se do € dos contribuintes que foi investido e são tudo menos sensatos quando defendem o encerramento de infra-ºestruturas essenciais às populações. E é assim que os países vão estagnando e quem os habita vai perdendo em qualidade de vida.

Jubal Cabral Filho disse...

Neste caso, Mikas houve uma "imprecisão" do órgão ambiental responsável (SECTAM) que decidiu, talvez por força da potenciação financeira da CARGILL, não solicitar O EIA/RIMA necessário e imprescindível. O que não concordo é com o fechamento: é irresponsabilidade, mesmo que o dinheiro seja particular.
Tem que fazer o estudo e provar que o empreendimento é viável e, também, necessário ao povo santareno.
Mas a sua análise toca no ponto nevrálgico da questão: estagnação e perda de qualidade de vida. Perfeito!