28 de fevereiro de 2006

SOBRE A AVENIDA JOÃO PAULO II

Notas publicadas no Repórter Diário, Diário do Pará de hoje (28/02/2006):

Suposto pivô da briga entre Sectam e Dnit, no caso do sistema de drenagem do Entroncamento, o Parque Ambiental do Utinga voltará a ser motivo de novas polêmicas por causa de obras de infra-estrutura, na vizinhança. O traçado do prolongamento da avenida João Paulo II, antiga 1º de Dezembro, passa justo sobre a cabeceira do lago Bolonha, que abastece Belém e fica dentro do parque.

Técnicos envolvidos no projeto da avenida dizem que a solução passa por um desvio ou construção de ponte sobre o lago. Engenheiros e ambientalistas concordam que há saída para o problema. O que poucos entendem é o súbito zelo do governo do Estado, que se arvora a defender o parque, mas não consegue evitar invasões nem com o Batalhão de Polícia Ambiental instalado dentro da área.

Que tal discutir porque está sendo efetuado o desvio para dentro do Parque em detrimento de seguir pela rota original? Será que mexer com o comodato de uma área municipal à Assembléia Paraense traz tanto temor ao poder público? Nem o governo estadual (que concedeu a licença ambiental) como o municipal (que contratou a empresa) querem falar no assunto. Se mexer vai feder!