21 de dezembro de 2005

VIABILIDADE DA BR 163

O IBAMA concedeu licença prévia ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) de viabilidade ambiental para pavimentação de alguns trechos da BR 163, totalizando 873 quilometros de extensão.
Existem 16 condicionantes que foram impostas ao órgão para que seja validado o documento, entre eles:
1 . Em até 360 dias, deve apresentar estudos relacionados às etnias das comunidades indígenas presentes na região, que deverão ser desenvolvidos de acordo com os entendimentos a serem obtidos junto a Fundação Nacional do Índio.
2. Formalizar, no prazo de 120 dias, o Termo de Compromisso junto à Secretaria Executiva da Câmara de compensação Ambiental do Ibama, para o cumprimento da compensação ambiental prevista na lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Lei 9.985/00).
3. No mesmo prazo, o Dnit deve apresentar uma estimativa atualizada dos custos de todo o empreendimento, contemplado os programas ambientais e as medidas previstas no Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR, que sejam de sua competência.


A licença prévia tem validade de quatro anos, a partir da data de assinatura, e está veiculada ao fiel cumprimento das condicionantes nela descritas.

COMENTÁRIO PESSOAL:

Pode ser que algumas línguas afiadas do jornalismo oestiano sejam mordidas e seu veneno seja mortal para os comentaristas, mas ... também não se pode acreditar no governo Lula integralmente. Então, caldo de galinha e prudência nunca é demais!

Nenhum comentário: