25 de dezembro de 2005

ENSINAMENTOS SECULARES

Há longos anos, imperceptivelmente, os humanos (nós, né?) vêm lutando por uma melhora substancial no modo de vida. Às vezes, esta luta passa despercebida a todos nós, que lutamos para que este planeta tenha sua vida dilatada por alguns anos a mais.
A atitude correta ao fazer a barba ou ao escovar os dentes, evitando o despedício de água, assim como ao lançar um cotonete ou um palito de dente pela janela do décimo-quinto andar do prédio onde mora, evitando o acúmulo de lixo nas redondezas pode parecer irrisório ante a unidade do ato, mas se somarmos os milhões de habitantes da terra que fazem isto diariamente poderemos ter a noção do desperdício de um lado e do acúmulo de outro. É como se fosse a Guerra do Iraque: enquanto os EUA e seus aliados desperdiçam milhões de dólares tentando arrumar a casa dos iraquianos, a natureza implacável, revolvtada com sua inépcia se volta contra seus cidadãos e provoca desastres nas cidades deles.
Assim vamos lembrar alguns ensinamentos seculares:
  1. Biblia Sagrada - nos livros do Gênesis e Deuteronômio.
  2. Ordenaçoes Filipinas - foram a base de nosso direito penal durante muito tempo e sucederam as ordenações manuelinas (http://www.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l5p1238.htm), que diz o seguinte: : "E pessoa alguma não lance nos rios e lagoas, em qualquer tempo do anno [...], trovisco, barbasco, cocca, cal, nem outro algum material, com que se o peixe mate [...] O que assi havemos por bem, para que se não mate a criação do peixe, nem se corrompão as aguas dos rios e lagôas, em que o gado bebe"
  3. Carta do Cacique Seatle ao Presidente dos Estados Unidos da América - é um documento muito difundido com frequencia nos sites e blogs ambientalistas e data de 1854 (http://www.ecolnews.com.br/cartacacique.htm#Carta).
  4. Eco 92 - esta reunião de cúpula começou o processo de reconhecimento das mazelas ambientais ao planeta. Desta surgiu um relatório que ficou conhecido como "Nosso Futuro Comum", que se tornou leitura obrigatória para todos os que iniciam sua luta pelo desenvolvimento sustentável.

Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas teremos que nos conscientizar de que não adianta aprender muito sobre como ensinar os outros a fazer alguma coisa pelo meio ambiente, mas como diariamente fazer alguma coisa em nosso dia a dia comum para preservar o que está ao nosso redor. Sempre, hein? pessoal dos PROFIMA's.

Nenhum comentário: