4 de setembro de 2005

Ilimar Franco: Fermento para o antipetismo

Ilimar Franco - O Globo

>
O isolamento político que o PT enfrentará nas próximas eleições, quando corre o risco de não manter o PL em sua coligação, é o menor dos problemas que o presidente Lula enfrentará na sua campanha pela reeleição. O mais relevante é um certo isolamento social que as denúncias de corrupção no governo e do mensalão estão produzindo na sociedade. Neste momento um contingente expressivo de eleitores se sente constrangido por ter votado no PT e por ter acreditado que esse partido era diferente de tudo. Ao mesmo tempo os adversários do petismo sentem-se à vontade para partir para o ataque.
Nas últimas eleições municipais, ocorreu fenômeno semelhante em várias capitais e grandes centros urbanos. O PT, por causa de sua determinação pela hegemonia, afastou-se de seus aliados e viabilizou a formação de amplas frentes contra os candidatos do partido. Esse fenômeno foi significativo nas regiões Sudeste e Sul e levou o partido a derrotas de peso. É esse o cenário que está sendo construído por esses dias. O escândalo e os fatos revelados até agora afastaram do PT, e da candidatura Lula, formadores de opinião e setores médios da sociedade que acreditavam na mensagem de mudança do partido.
Essa nova realidade afetará de maneira distinta o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT perderá mais sobretudo porque meia dúzia de deputados do partido perderá seus mandatos por quebra do decoro parlamentar. A recuperação de sua imagem também será mais complexa e de longo prazo. No caso da reeleição do presidente Lula tudo dependerá da capacidade que ele tiver de restabelecer a confiança na opinião pública.
Haja carisma!

Nenhum comentário: