19 de agosto de 2005

QUEM QUER VAI CORRER ATRÁS.

Governos estimulam atividade madeireira sustentável - 18/08/2005
Local: Brasília - DF
Fonte: Ministério do Meio Ambiente Link:
http://www.mma.gov.br/

O Ministério do Meio Ambiente está trabalhando para integrar ações dos governos federal e do Pará e estimular a atividade madeireira com base na Lei de Gestão de Florestas Públicas, em tramitação no Congresso Nacional.
A idéia é promover uma ação piloto naquele estado para implementação da lei, com vistas na atividade madeireira sustentável, respeitando a legislação e os planos de manejo aprovados pelo Ibama. A informação é do secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, que participou, ontem, junto com a ministra Marina Silva, de reunião com o governador do Pará, Simão Jatene.
Segundo Capobianco, apesar de operar na legalidade, boa parte do setor madeireiro utiliza terras públicas. "A legislação não permite que o poder público ceda essas áreas sem amparo legal". Para o secretário, com a aprovação da Lei de Florestas Públicas, grande parte do setor madeireiro virá para a atividade legal. "Cabe aos governos criarem instrumentos para que o setor deixe a ação predatória e passe para a ação sustentável", ressaltou.
O secretário informou que o Pará possui uma área florestal siginificativa certificada, onde o uso da mata é adequado, bastando apenas expandir o modelo. "Quanto mais instrumentos forem criados para valorização da floresta em pé, mais se estimulará o fim do desmatamento", disse.
Durante a reunião, também foram discutidos detalhes da proposta do Zoneamento Ecológico-Econômico do Pará. A implementação do zoneamento dará o marco geral das áreas específicas do estado.

Nenhum comentário: