19 de fevereiro de 2019

MINERADOR CANADENSE COMPRA DIREITOS DE PROJETO DE NIÓBIO E ESTANHO NO PARÁ



A Auxico Resources Canada disse hoje (7/02) que assinou um memorando de entendimento (MoU) com uma empresa brasileira, a Partners and Company Consultoria e Comércio Exterior, para obter uma participação de 70% em na joint venture do projeto de Palha


Segundo a empresa júnior canadense, a empresa brasileira enviou recentemente duas amostras para o Auxico, que foram analisadas no Centro de Tecnologia Mineral, em Thetford Mines, Quebec. Uma das amostras contém teor de 50,7% de pentóxido de nióbio (N2O5), 3,18% de dióxido de estanho (SnO2), 3,1% de pentóxido de tântalo (Tn2O5) e 700 gramas por tonelada de escândio (Sc2O3).A segunda amostra apresenta teores de 1,29% de nióbio, 90,20% de estanho e 1,17% de tântalo, sem a presença de escândio.
"Dados os teores de nióbio e estanho, especificamente, nas amostras fornecidas acima, a Auxico decidiu assinar um MoU com a Consultoria. Sob os termos do MoU, a Auxico tem 120 dias para realizar auditorias técnicas, após o que as partes concordam em entrar em uma joint venture (JV) na propriedade Palha", disse a companhia em nota.
De acordo com o documento, a Auxico terá uma participação de 70% dos lucros líquidos da JV caso entre com todo o capital necessário para iniciar a produção industrial de todos os metais no projeto Palha.
"A Consultoria reterá 30% do lucro líquido da JV. A Auxico também terá a opção de comprar 50% do lucro da Consultoria (ou 15% de seus 30%) a um preço a ser acordado", diz a nota.
A Auxico declarou que pretende enviar seus geólogos para o Brasil nas próximas semanas para realizar uma auditoria técnica na propriedade Palha.

Palha
A propriedade Palha ocupa uma área de 4.047 hectares no Estado do Pará. Segundo a mineradora, os trabalhos anteriores, incluindo 27 furos e 25 poços de exploração, parecem ter sido realizados em extensos sistemas fluviais e amostras foram extraídas do que se acredita estar ao longo das margens do rio. "Um dos ensaios teria retornado um teor de 42% de tântalo", diz a nota.
O nióbio é usado em aço estrutural de alta qualidade, enquanto as superligas de nióbio são usadas em motores a jato e equipamentos resistentes ao calor. O tântalo é usado para fabricar baterias para carros elétricos, bem como quase todos os dispositivos eletrônicos, incluindo telefones celulares e computadores. Um dos usos mais importantes do escândio é a preparação de ligas de alumínio e escândio, que são usadas na indústria aeroespacial na fabricação de aeronaves.


Fonte: Notícias de Mineração
Data: 07/02/2019

Nenhum comentário: