2 de junho de 2015

Êxtase 1/2015: Combate à corrupção!

Principal ator no Combate à Corrupção é o Ministério Público Federal (MPF), que detém legitimidade para propor ações criminais e ações por ato de improbidade administrativa contra aqueles que desviam.
A Palavra corrupção veio do latim corruptione, que dá a ideia de corromper, que pode significar decomposição, putrefação, desmoralização, suborno. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Combate ao Crime Organizado e às Drogas, a “corrupção é um complexo fenômeno social, político e econômico que afeta todos os países do mundo”. No ranking de percepção da corrupção, elaborado pela Transparência Internacional em 2014, o Brasil figurou como 69º colocado entre os 175 países analisados. Uma posição bem modesta para uma nação que figura entre as 10 maiores economias mundiais.
Com o objetivo de prestar contas à sociedade e conferir transparência às suas atividades para uma tomada de decisão mais assertiva, a Notoriun Tecnologia desenvolveu uma poderosa e moderna ferramenta geoespacial de combate à corrupção. Este projeto permite aos cidadãos e aos gestores competentes visualizar dados estatísticos sobre a atuação judicial e extrajudicial do Ministério Público Federal no combate à corrupção.
A Ferramenta de Inteligência espacial permite a extração de gráficos e tabelas interativos para o acompanhamento dos casos de corrupção sob investigação.
Dados como números de procedimentos instaurados por ano, por Estados, e tipos de ilícitos cometidos são facilmente consultados. Com o componente geográfico das informações, o cidadão pode ter uma noção exata da propositura de ações de combate à corrupção propostas pelo MPF por todo o país.
Com o detalhamento da informação, o cidadão pode consultar o andamento dos processos, valores, atores envolvidos, do órgão julgador e principalmente da localização exata de proximidade a sua residência para ver o que está sendo feito no combate à corrupção em sua região.

Fonte: Notorium Tecnologia

Nenhum comentário: