25 de julho de 2012

Mineração no Fundo do Mar


Uma nova classe de firmas de mineração especializadas planeja mergulhar fundo no oceano em busca de ricas jazidas de metais e minerais, à medida que a tecnologia e a demanda tornam o leito do mar cada vez mais atraente como a nova grande fronteira da mineração.Iniciativas anteriores para explorar jazidas em águas profundas não deram certo, pois as reservas eram caras demais para minerar e fora do alcance tecnológico. Agora, novos avanços em robótica, mapeamento computadorizado e perfuração — combinados com uma alta histórica nos preços de commodities — estão reascendendo o interesse.
A busca pela mineração marinha, que começou há mais de um século, sofreu na sexta-feira seu revés mais recente, quando a Nautilus Minerals Inc. disse que problemas de financiamento adiariam o projeto de uma mina de cobre e ouro a 1,6 quilômetro de profundidade no Pacífico Sul. 
Mesmo assim, um punhado de empresas canadenses estão suficientemente próximas de fechar contrato com os primeiros clientes e estabelecer orçamentos e cronogramas de perfuração.
Fonte: Geofísica Brasil

Nenhum comentário: