28 de agosto de 2009

Uma Grande Mentira

Empolgado por um email que julguei ser verdadeiro fiz um post sobre o assunto e deixei um montão de gente de pescoço duro olhando pro céu, na esperança de ver as duas luas.
O arquiteto Mario de Miranda mandou um comentário abrindo os olhos dos incautos (como eu), através do site Ciência Hoje, que faz o melhor esclarecimento que se possa ter sobre o assunto:

"Mas mesmo tão perto, visto da Terra, Marte não passou de uma “estrela” um pouco mais bem parecida e vermelha que as outras. A não ser que se soubesse para o que se estava a olhar, Marte passava completamente despercebido no céu estrelado. Ou seja, mesmo em 2003, Marte, apesar de estar relativamente muito próximo de nós, no céu continuou a ser um mero ponto.

No entanto, por e-mail, recebia-se outra história. Um brincalhão não identificado decidiu no Verão de 2003 enviar massivamente um e-mail a dizer que Marte iria estar tão perto da Terra que no céu se iriam ver duas luas! Iria ser a normal Lua e Marte tão grande no céu como a própria Lua. Isto levou a uma histeria dos internautas, que começaram a reenviar esse e-mail para todos os seus amigos, e estes para os seus amigos, e de repente temos o mito das duas luas no céu!


2 comentários:

Fernando Lemos disse...

Ou velho chato, esqueceste do principio fundamental da monumental obra do abestado do renné aquele, o descartes, que prega a dúvida como metódo: DUVIDE DE TUDO, SEMPRE.

Jubal Cabral Filho disse...

É verdade.
Acabei não "descartando" a hipótese da grande mentira e fui na onda...rs
Bem feito. De novo.