2 de maio de 2009

Mais notícias sobre a Hidrelétrica do tapajós

A Eletrobrás, a Eletronuclear e a Électricité de France (EDF) assinaram hoje (em 28/12/2008), no Rio de Janeiro, acordo de cooperação para realização de estudos para o Complexo do Rio Tapajós e troca de experiências na geração de energia nuclear. O protocolo, com validade de cinco anos, foi assinado durante a 2ª Cúpula Brasil União Européia, que reúne os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, e representantes dos dois países.

A Eletrobrás é uma empresa de economia mista e de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro. É a maior holding do setor elétrico na América Latina, responsável por cerca de 60% das linhas de transmissão e de 40% da capacidade instalada destinada à geração de energia elétrica no Brasil. O Complexo do Rio Tapajós terá capacidade instalada de 10,6 mil MW em suas cinco usinas, sendo a maior São Luís de Tapajós, com 6,3 mil MW. Os outros quatro empreendimentos são Jatobá, Cachoeira dos Patos, Cachoeira do Caí e Jamanxim. A energia gerada pelo complexo iluminará cerca de 25 milhões de residências.

A EDF é a maior produtora e distribuidora de energia da França. Era uma companhia estatal até 2004, quando adotou personalidade jurídica de direito privado (société anonyme). Atualmente, a EDF pode ser comparada às empresas de economia mista do Brasil.

Fonte: Eletrobrás


Nenhum comentário: