2 de maio de 2009

As Águas em Santarém





Do Espaço Aberto, as fotos de Lila Bemerguy mostram como anda a Pérola, com as águas do Tapajós empurrando os moradores ruas acima.

Um comentário:

Aramis Ralf de Castro disse...

Sobre ‘As Águas’ e ‘o país’.



Hoje vejo como o preconceito com a região norte é, realmente, muito grande e sem motivos. Vejo que a maioria do povo brasileiro é verdadeiramente sem coração, alienado, principalmente a região mais egoísta de todas, que é a região sul do país.
Quando aconteceram as enchentes na região sul, algum tempo atrás, tamanha era a ‘propaganda’ no país inteiro para que todos ajudassem como pudessem, e até hoje existe uma campanha na maior ‘emissorazinha’ do país (nem preciso falar qual).
Agora, quem se encontra nessa situação, de enchentes e precisando de todos os tipos de ajuda, é a nossa região, a região norte. Mas, cadê toda aquela ‘mobilização nacional’ para que todos ajudem nossa região, e a região do nordeste? Sim, porque aqui também moram pessoas, e não é só florestas, águas e ‘animais irracionais’, tem gente de carne, osso, coração, alma, espírito, com o sangue da mesma cor de qualquer outra pessoa deste país e do mundo, com cabelos, de todas as etnias e religiões.
No Piauí o povo está totalmente isolado. E, até agora, só quem está ‘ajudando’ (como pode) são as Prefeituras Locais.
Em Santarém tem regiões que, também, as pessoas estão totalmente isoladas e passando fome. Ai vem um repórter daquela emissorazinha pensando que está ‘na reportagem do ano’ e pergunta a um menino o que ele vai comer, e então o menino responde que não vai comer nada porque não tem o que comer, o reporte pergunta novamente se eles estão passando fome, e o menino diz que sim. Agora, se o menino disse que não tem o que comer, e o repórter ainda pergunta se eles estão passando fome, que repórter é esse? Ou melhor, ser humano é esse? Idiota!
Aquela ‘emissorazinha’ mostra o norte com uma das piores regiões do país, senão a pior.
Quando nossa região aparece, é com ‘manchetes’ de desgraças e coisas ruins, das piores, quase nada de coisas boas com nossa belíssima cultura. Hoje, que encontramo-nos ‘submersos’, somos mostrados ao país e ao resto do mundo, como uma região alagada, suja e miserável, não como uma região que está precisando de ajuda por causa das enchentes.
AGORA CADE O POVO BRASILEIRO?
CADE TODA AQUELA MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA AJUDAR NOSSA REGIAO, COMO TEVE PARA SANTA CATARINA?
CADE O BRASIL NUM MOMENTO DESSES?
Enquanto esses bandidos ficam roubando o povo, gastando o dinheiro do povo com besteiras, com viagens inúteis para si e seus ‘conjugues’, queimando dinheiro e jogando as cinzas mar, o povo passa fome e não tem onde morar.
Enquanto ficam discutindo como está a ‘crise mundial’, pra quanto será aumentado o salário de fulano, de beltrano (desses bandidos), que partido terá mais ‘benefícios’, quanto será ‘emprestado’, pra quê, pra quem, o povo BRASILEIRO fica a ver navios, esperando a boa vontade da natureza, esperando que ela se acalme e dê uma trégua.
Hoje, não podemos querer culpar a natureza de NADA, porque ela só está respondendo ao que nós mesmos fizemos a ela, o que ‘o progresso’ fez e está fazendo a ela, e vai fazer ainda mais.
Os corações e as ‘almas’ estão encharcados, não pelas águas do ‘nosso inverno’, não, mas sim pela vergonha e falta de respeito humana.
Com que direito podemos agora querer reclamar com ‘os céus’, com as águas, com os rios?
Hoje, quem está submerso, não são as mercadorias e as lojas, as casas e os móveis, não, mas também o caráter, o respeito, a alma das pessoas deste país.
Aqui em Santarém e em outros lugares, a grande maioria de quem está ‘gritando’ com a natureza, é quem mais a destruiu e a destrói. Sãos os que mais jogam lixo, os que mais desmatam, os que mais sujam, os que mais queimam, quem mais cospem no chão que o sustenta.
CADA O BRASIL, NUM MOMENTO COMO ESSE?

A. Aramis Ralf de Castro R.


“... Ilusões da mocidade
Cheias de terna magia,
Nascem doiradas e belas
Como o fulgor das estrelas...
E morrem no mesmo dia!...”

(Casimiro de Abreu)

"... Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tende o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tende o poder de tornar esta vida livre e bela... De fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... Um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!"

(Charles Chaplin)