27 de abril de 2009

O Buburé

O Buburé é uma comunidade que tornou-se um porto de embarque e desembarque de pessoas e cargas, principalmente, de combustíveis e peças que são enviadas para as comunidades mineradoras no alto rio Tapajós, pois o trecho entre São Luis e o Buburé é encachoeirado em cerca de 28 quilômetros e não permite a navegação de grande porte.

Este porto desenvolveu-se durante o período em que a BR-230 esteve "fechada para balanço" durante vários anos e pela necessidade de abastecimento de generos alimentícios, medicamentos e combustíveis para as pessoas que moram em comunidades e municípios ao longo do rio Tapajós.

Após a criação do Parque Nacional da Amazônia, a comunidade passou a fazer parte deste local protegido, mas continuou com as atividades durante todos estes anos.

Atualmente, o ICMBio passou a gerenciar as áreas protegidas e a primeira preocupação com esta comunidade deveu-se ao descarte contínuo de combustiveis líquidos e materiais inorgânicos (lixo) no leito do rio.

Por isso está sendo providenciada a retirada dos moradores de lá, que deverão ter suas benfeitorias indenizadas.
Posteriormente será feita uma licitação para que o porto seja utilizado dentro das regras ambientalmente corretas.
Prevê-se a instalação de hotel de selva na comunidade, uma vez que as belezas naturais são variadas (corredeiras, rochas, vegetação, etc.) e existem excelentes locais para pesca esportiva, além de observação de animais silvestres.

Observação importante: O Parque Nacional da Amazônia, com mais de 945 mil hectares só tem UM único funcionário: o chefe da unidade José Sales de Souza!

Nenhum comentário: