22 de abril de 2009

A Mineração, A Crise e o Desenvolvimento Sustentável

José Mendo Mizael de Souza


Interessante a maneira como vivemos o mundo, hoje, e como somos pautados pela mídia escrita, falada e televisada.

Com a eclosão da atual crise internacional, com origem nos Estados Unidos da América, em casa, no trabalho, em viagem, com os amigos, etc., o assunto dominante tem sido empresa, crise, quanto tempo irá demorar, seu grau de complexidade, riscos, oportunidade etc.

Mas o que chamamos de crise - naturalmente ora com maior intensidade, ora com menor -, não deixa de ser, em parte, o nosso próprio modo de viver.

A atual crise, até agora, tem sido considerada pelos analistas de elevado impacto, tanto assim que a conceituada Consultoria MB Associados prevê que a mesma "irá levar o país à sétima recessão em 20anos ou à décima em 28 anos".
Sétima recessão em 20 anos ou a décima em 28 anos? A considerar esses números, isso significa que daqui a um ano - ou, no máximo, um ano e meio -, teremos um cenário de retomada; deveremos, pois começar, imediatamente a nos preparar para o pós-crise, pois "o tempo voa", como diziam nossos avós.

E temos que criar musculatura agora, para termos sucesso na luta pela retomada, tão logo ela chegue!

Para isso - e considerando que o reconhecimento da importância do desenvolvimento sustentável felizmente veio para ficar -, deveremos, dentre outros, aproveitar esse período que estamos vivendo, no qual a pressão pela produção não está tão intensa como gostaríamos, para levantar os dados que dispomos e tê-los prontos para servir de argumentação, pois iremos precisar deles para mostrá-los aos nossos stakeholders, sempre que for preciso ajudá-los a perceber a essencialidade da Mineração e sua contribuição ao citado desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a nosso ver, vale a pena seguirmos o exemplo do Governo de Minas,
que vem de publicar o "Perfil da Economia Mineral do Estado de Minas Gerais 2001- 2005", com uma visão da Mineração na Economia do Estado, Reservas, Produção,
Investimentos, Empregos ("Mão-de-Obra"), Parque Produtor, Mercado Consumidor,
Royalty e Imposto, Direitos Minerários e Principais Substâncias Minerais, além, dentre outros, da caracterização dos seus 621"municípios mineradores".

Parabéns ao Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Raphael Guimarães Andrade e toda sua Equipe.

Convidamos os demais Estados da Federação e a todos os mineradores a seguir esse ótimo exemplo de Minas.

Certamente nossos secretários da área estão mais preocupados em produzir verbas para nada do que produzir dados para o desenvolvimento do estado.

Nenhum comentário: