24 de janeiro de 2008

Tsunami econômico


No blog "O Que pensa Aluizio" uma análise das declarações do governo e do que se vai encontrar nos próximos anos feita por Paulo Castellari Filho (*)

"Nestas primeiras semanas do ano que está começando as autoridades brasileiras foram à televisão em inúmeras oportunidades para tentar tranqüilizar a população negando o perigo de um surto de febre amarela, afirmando que não haverá apagão de energia elétrica e, finalmente, para jurar de pés juntos que o Brasil está suficientemente seguro contra a crise americana.

No que respeita à economia, quem comprou ações da Petrobras acima de R$ 80,00 sob os efeitos do Tupy parece ter uma idéia muito diferente de tudo o que afirmam as autoriades, não é Sr. Henrique Meirelles?

A bolsa antecipa movimentos da economia real, ela constrói o humor da economia. Não é à toa que todo o dia do ano se fala dela na televisão, embora não mais que 3% da população entenda o conteúdo do que dizem os analistas de mercado.

Não é preciso ser esperto para saber que as coisas andam mal no governo Lula. Entretanto, esta funesta realidade é abafada e não aparece no noticiário da grande mídia. E o governo lulístico, contumaz gastador de dinheiro público, nem se preocupa em molhar a mão dos jornalistas já que a maioria é petralha de carteirinha.

Mas a realidade econômica vai calar esses mentirosos. Diversos acontecimentos ameaçam a estabilidade econômica mundial. Todos de alto teor explosivo.

- Déficits gêmeos americanos. Os americanos gastaram mais do que tinham por décadas, construíram uma divida inimaginável para o brasileiro comum. Isso requer desvalorização do dólar para interromper a gastança. Isto é, fazer o povo americano empobrecer. Uma coisa leva a outra e o consumo lá vai cair e não tem conversa. Falta de consumo quer dizer recessão.

- Inflação nos preços dos alimentos, deflação nos produtos industrializados. A China tem muita gente, o planeta tem muita gente. Todo mundo precisa de alimentos e eles vão se tornar cada vez mais caros. A China tem muitas indústrias competitivas e com o fator mão de obra contando a seu favor, lá se paga salário de fome. Um complexo industrial enorme e superprodução. Na hora que os chineses verem que suas exportações começam a declinar e iniciem o processo de queima de estoques e produção, os industriais brasileiros verão o que é bom para tosse. Televisores chineses serão oferecidos a $ 100,00 mangos nas lojas. Vai ser a maior deflação que o mundo já viu em produtos industrializados, muitos países quebrarão a cara e o Brasil pode ser o primeiro.

- O preço do petróleo não vai cair até 2010, quando os EUA, Europa e Japão começarem a vender os carros elétricos para a população a fim de trocar a base energética dos transportes terrestres movidos a combustível fóssil. A Petrobrás receberá um duro golpe em 2011. A recessão econômica mundial, levando-se em conta os valores envolvidos, deverá durar mais do que um ano. Dizer que o Brasil não será atingido é no mínimo uma piada de mau gosto. As reservas brasileiras não durarão nem meio ano frente ao desencaixe monetário que irá acontecer. Muito dinheiro vai sumir de forma mágica, incluindo nossas reservas.

O tsunami econômico está chegando, não há como escapar dele"
.


(*) Paulo Castellari Filho é expert em mercado e bolsa de valores e analista colaborador do blog " O Que pensa Aluizio". Atua em São Paulo.

Nenhum comentário: