23 de janeiro de 2008

Muita Sêde e Pouca Água

A Prefeitura de Itaituba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deseja firmar um convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para autorizar as licenças ambientais referentes a funcionamento de postos de combustível e garimpagem no município.

Elogiável, em se tratando de ação.

Perigosa e danosa, em se tratando de ação ambiental.

O caso é que o órgão ambiental municipal poderia e deveria se preocupar em transformar a cidade, primeiramente, em um local ambientalmente agradável, mas não o faz.

Vejamos como.

Existem diversos empreendimentos que necessitam de acompanhamento ambiental constante. Casos de construção da orla, supermercados, granjas, frigoríficos, oficinas de mobiliário, açougues, restaurantes, empresas que negociam com agrotóxicos, parcelamento do solo (loteamentos e desmembramentos), edificações uni e multifamiliares e muitas outras ações ambientais de peso significativo no ordenamento territorial.

Recentemente foi anunciada uma lavanderia comunitária, que beneficiaria a população de vários bairros. E o licenciamento ambiental desta atividade? Ou acham que não é necessário?

Acredito que as secretarias municipais não estão dando o devido valor a parte ambiental de suas obras.

E quem perde com isso é a população mais jovem que ainda vai ter o seu futuro comum.

Nenhum comentário: