27 de outubro de 2007

Nosso Futuro Comum?

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) afirmou hoje que os países continuam sem resolver desafios globais como o impacto da mudança climática, a extinção de espécies e a fome.
Em seu relatório "Perspectivas do Meio Ambiente Mundial", o órgão da ONU ressalta que esses e outros desafios são problemas "ainda não solucionados" e que "põem a humanidade em perigo".
As advertências do PNUMA unidas nesse documento formam o primeiro relatório sobre o meio ambiente realizado pelo organismo em 20 anos, quando a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publicou o estudo "Nosso Futuro Comum", também conhecido como Relatório Brundtland.
Os especialistas sustentam que a mudança climática é uma "prioridade mundial" que exige vontade política e liderança, mas destacam que há uma "assombrosa falta de sentimento de urgência" e uma resposta mundial "infelizmente inadequada" diante de tal prioridade.
As negociações sobre um tratado que irá substituir o Protocolo de Kioto, o acordo internacional que obriga os países a controlar as emissões, começam no mês de dezembro em Bali (Indonésia).

Nenhum comentário: