20 de março de 2007

ÁGUA E A AMEAÇA DO PAC

Um relatório do WWF divulgado nesta terça-feira diz que a bacia do rio da Prata é uma das dez mais ameaçadas do planeta.
Segundo a Ong, os rios da região podem ser seriamente afetados pelos projetos de hidrelétricas e hidrovias na bacia – inclusive as 15 usinas da região Sul do Brasil previstas no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
“Haverá alteração do balanço hídrico e da dinâmica de espécies”, disse à Folha de São Paulo o geógrafo Samuel Barreto, especialista de recursos hídricos da instituição. O relatório alerta para a possibilidade de invasão de espécies exóticas no Pantanal Mato-grossense, que pode ser ligado a rios da bacia amazônica com a construção da hidrovia Paraná-Paraguai.
O resto do relatório da WWF sobre bacias hidrográficas diz que o mundo pode enfrentar uma séria crise de distribuição de água doce caso nada seja feito para contornar os problemas de mudança climática, poluição e mal planejamento do uso dos recursos.
Segundo reportagem do jornal The Guardian, cinco dos dez rios da lista se encontram na Ásia, o continente que enfrenta a maior ameaça. Entre as bacias apontadas estão a do Yangtzé (China), do Ganges (Índia), do Danúbio (Europa) e do Nilo (África).

Tudo isso pode ser lido no site do WWF ou em O Eco.

Nenhum comentário: