23 de janeiro de 2007

Da Visita do Vice à criação do CTPI-MIMA

A visita do vice-governador a Itaituba, onde foi conhecer (?) área de exploração mineral e povoados garimpeiros vem a me causar uma preocupação muito grande na forma como foi abordado o assunto pela imprensa do Oeste do Pará.

Levantaram o assunto como se fosse a salvação da pequena mineração e a exaltação dos grandes mineradores. Não é. Será se forem envolvidos os órgãos responsáveis por trabalho, saúde, economia, mineração, meio-ambiente e político. Por enquanto, somente este último está entrando em campo e batendo uma bola solitariamente.

Acredito que, se houver um interesse concreto do governo estadual poderá ser dado um passo gigantesco para melhorar as condições de trabalho condigno, montar infra-estrutura na saúde e levantar subsídios para que a exploração aurífera do Vale do Tapajós cresça com sustentabilidade humana, principalmente.

Quanto a criação do CTPI-MIMA, é um convênio firmado (dia 10/01/2007) entre o DNPM e o IBAMA "para avaliar, orientar e propor e monitorar a elaboração e a aplicação de atos normativos, instrumentos e procedimentos adotados pelo DNPM e pelo IBAMA, sempre buscando a convergência de interesses, assim como assessor aos dirigentes dessas instituições nas tomadas de decisões, de modo a solucionar os conflitos entre às gestões dos recursos minerais e dos recursos ambientais, no interesse público, social e econômico", conforme anuncia a Assessoria de Comunicação do DNPM. E quem quiser saber mais clique aqui.

Nenhum comentário: