17 de maio de 2006

A ELETRONORTE E BELO MONTE


Lúcio Flávio Pinto analisa, através de um artigo publicado em Ecodebate, a atuação da Eletronorte no caso da usina hidrelétrica de Belo Monte. Em certo trecho diz:

"Certamente há atores mal intencionados de um lado e do outro do front. Eles aparecem sempre, em qualquer front, em qualquer país. Feitas as ressalvas, porém, o que se evidencia é - se não o despreparo - a má-fé da Eletronorte. A empresa não apresenta todos os dados para o bom debate nem se submete ao critério universal da verdade: a sua demonstração. Conforme vai enfrentando resistências, desde que retomou a ofensiva pela implantação da hidrelétrica de Belo Monte, a estatal muda seu discurso e remodela o seu projeto".
Eu penso que o esforço tão grande despreendido pelos deputados federais paraenses, especialmente Nicias Ribeiro, em aprovar a execução desta obra, acenando aos prefeitos da região com lucros fabulosos em royalitties, deve trazer algum para o seu bolso tal qual foi feito na execução de Tucuruí.
Estes "gestores" só olham para seus umbigos e não pensam no despedício que será provocado com a inundação de áreas públicas e particulares no entorno da usina, alé dos prejuízos ambientais em seus municípios.
Leiam o artigo do Lúcio e vejam a lucidez dos atores do INPA e INPE, que escreveram sobre o caso.

Nenhum comentário: