Este é o título da obra de pêso (são 15 volumes) que é o resultado de mais de meio século de dedicação de Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) à organização das descobertas sobre plantas do Brasil realizadas durante viagem do médico e botânico alemão pelo país. O botânico contou com a colaboração dos editores August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban e de outros 65 especialistas de vários países.
Com parte do conteúdo da monumental obra de von Martius, o Flora Brasiliensis On-Line será lançado oficialmente no dia 22 de março, durante a Oitava Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8), de 20 a 31 de março, em Curitiba. O endereço será http://florabrasiliensis.cria.org.br. Na quarta-feira (8/3), o site foi apresentado em coletiva de imprensa na sede da FAPESP, em São Paulo.
Contam que nesta expedição, este cientista escapou de um violento temporal às margens do rio Tapajós, em frente a Santarém. Como retribuição à ajuda milagrosa solicitada à Nossa Senhora da Conceição mandou construir uma cruz de madeira (ou bronze) e colocar na Catedral de Santarém. Ainda me lembro desta peça. Não posso informar se este monumento ainda se encontra lá, pois na sua primeira "reforma" sumiram o púlpito e outras relíquias. Falam que se encontra na residência de um grande empresário do ramo de navegação da região.
A obra é um legado inestimável à ciência. As relíquias sumidas ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário