23 de fevereiro de 2006

Como foi Feito esta Definição?

Nota postada em notícias on-line do site de O Estado do Tapajós vai dar o que falar:

Mortos & suínos

O chorume do cemitério do Cambuquira e a criação de porcos são os responsáveis pela contaminação do Irurá. Este é o resultado da pesquisa feita pelo departamento de biologia da Faculdade Integrada do Tapajós(FIT). Para desespero dos eco-chatos, as obras do viaduto do trevo da Fernando Guilhon com a Cuiabá foram apontadas como causadores indiretos dessa poluição, pois assoreiam as margens do igarapé.

Queria saber como foi feita esta Avaliação de Impacto Ambiental do Igarapé Irurá. Como pode ser determinado um impacto ambiental com somente uma categoria profisional, no caso os biólogos?

Parece que também este canal de notícias deveria se atualizar para separar um trabalho acadêmico de uma Avaliação de Impacto Ambiental. Existem dezenas de procedimentos para se tomar como referência legal e instrumento de avaliação.

Posso sugerir ao editor, inicialmente, a dissertação de Isabel Silva Dutra de Oliveira, apresentada para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental - A CONTRIBUIÇÃO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: BASES E PROPOSTAS METODOLÓGICAS. Quem sabe mudaria a sua opinião sobre ecochatos?

____________________________________________________

PÓS NOTA (24/02/2006)

Angustiado com a nota acima publicada no site de O Estado do Tapajós fui procurar na net alguma informação mais conclusiva sobre a mesma e encontrei no site da instituição FIT a seguinte:

"O professor Lincoln Corrêa, do curso de Biologia , realizou um levantamento do nível de poluição do Igarapé do Irurá em cinco diferentes pontos da sua trajetória, inclui dentro da área do ZOOFIT. Os resultados foram mostrados na quarta feira dia 22 no auditório da FIT. Alunos e professores do curso de Biologia estiveram presentes para ver os resultados da pesquisa. Segundo o professor Lincoln, a taxa de bactérias nocivas a qualidade da água é enorme, o que impossibilita o seu consumo. Na ocasião foram apresentadas propostas para reverter ou minimizar a situação na área do ZOOFIT, como por exemplo, a montagem de filtros biológicos que funcionariam como purificadores da água".

Então conclui-se que é temerário se guiar por notas que pretendem indispor aqueles que se preocupam com o meio ambiente (que ele chama de eco-chatos) e as opiniões com desconhecimento de causa e efeito. Canja de galinha e precaução nunca é demais.

Nenhum comentário: