15 de janeiro de 2006

VELHARIA

Remexendo no baú das notas publicadas neste mundo, encontrei esta notícia sobre um peixe transgenico: Frankenpeixe! Foi publicada em setembro de 2003 na Revista Terra, o que deixa os porcos verdes atuais, digamos, desatualizados. Vide abaixo:

"Frankenpeixe: a nova onda em Taiwan é um peixe que brilha no escuro

Por apenas 17 dólares é possível levar para casa este lindo bicho de estimação transgênico, obtido a partir da mistura de um paulistinha com genes de uma água-viva. É a primeira vez que um animal geneticamente modificado chega ao mercado. A empresa de Taiwan que desenvolveu o animal, a Taikong Corporation, garante que ele não tem outros atributos além de embelezar o aquário: seu brilho não faz mal à saúde e ele é incapaz de se reproduzir. Mas alguns analistas estão preocupados com a possibilidade do surgimento de outros peixes transgênicos, que poderiam escapar para os rios e prejudicar o ecossistema. Será o início de uma era de "mascotes-Frankenstein"? Não, opina Luis Lehmann Coutinho, professor de genética molecular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, SP. Para Coutinho, já é complicado adotar transgênicos quando se trata de plantas e medicamentos, que podem trazer benefícios ao homem. No caso de animais, a discussão tem conotações ainda mais negativas: "Estão manipuldo vida por puro interesse comercial, por pura vaidade. Isso não se justifica", protesta ele."

2 comentários:

Fátima Silva disse...

Cheguei aqui através do desambientado e gostei tanto da visita que adicionei este blog ao meu.
Quanto à notícia, pôe-nos aflitos sobre a utilização inconsequente dos transgênicos... a criatividade humana e a ganância pode concerteza operar estragos imprevisíveis.
Parabéns pelo seu blog!

Jubal Cabral Filho disse...

Meu orgulho é enorme por ter chegado tão longe.
Mas para quem gosta de coisa boa, de conhecer outras plagas sugiro dar uma volta também pelos outros PARCEIROS.
Abs.