A publicação encontra-se no número atual da revista American Scientist e revela que nos últimos 10 mil anos, em dois períodos pelo menos, a água esteve presente em abundância no meio do deserto que, na verdade, era mais parecido com uma savana. Nesses dez milênios, os períodos secos ocorreram entre 8 mil e 7 mil anos atrás e, depois, a partir dos últimos 5 mil anos.
Neste período a Líbia era dominada pelo grande Império Garamante, sobre o qual pouco se tem conhecimento e que surgiu entre 3 mil e 2 mil anos atrás conseguindo controlar a região, de forma absoluta, até 1.500 anos atrás. O domínio desse povo sobre o Saara teria acabado porque o sistema de irrigação estruturado por eles não foi suficiente para diminuir os impactos da seca na região, que tornava-se cada vez mais implacável.
2 comentários:
Não sei se sabem, mas muitos nutrienetes chegam à Amazónia por via aérea, originários do Saara. Essa tem sido a minha área de trabalho.
Não, não sabia. Será possivel me transmitir mais dados sobre o assunto. Fiquei extremamente curioso com esta área e com os poucos estudos realizados sobre o império garamante.
Nós agradeceríamos sua contribuição.
Abs,
Postar um comentário