30 de janeiro de 2019

A Geotecnia brasileira precisa reagir energicamente contra prisão de Namba e Yassuda

No Linkdin do José Carlos Amaral - BENAPAR GEOTECNIA:


"Nos laudos de estabilidade fartamente mostrados na midia está lá escrito que a estabilidade é verificada segundo os critérios de uma certa lei. 
Cabe perguntar, eles analisaram tudo o que pede a lei, com os cuidados lá estabelecidos? Se cumpriram, são inocentes. Se a Lei é falha e precisa ser mudada, eles são inocentes, não são os autores da Lei. 
Que eu saiba não foram contratados para fazer uma análise estrutural "as built" da barragem, com estudos tipo retro análises, modelagens e campanha de ensaios que seriam necessárias para uma conclusão mais precisa quanto à estabilidade. 
 O Juízo de Brumadinho fez afirmações erradas quando adentra a disciplina da Geootecnia. Eles devem ser investigados sim. Mas definição de culpa depende de uma investigação que ainda nem começou. Os engenheiros tem endereço certo, família, tradição de dezenas de anos de trabalho sério e são respeitados em nossa comunidade. Não podem ser oferecidos, como foram, ao opróbrio da mídia e do clamor popular. 
É injusto e cruel.
Eu espero uma reação muito forte da ABMS contra a prisão de Namba e Yassuda, que é, ao mesmo tempo, a defesa da Engenharia."
Resposta da ABMS:

A ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) dedica-se desde a sua fundação, em 1950, a promover a qualidade das obras de engenharia envolvendo áreas como geotecnia e mecânica dos solos. Da nossa Associação fazem parte os mais destacados profissionais e as mais qualificadas empresas ligadas a esse segmento. Em vários estados, inclusive em Minas Gerais, a ABMS tem se destacado na atuação, de maneira voluntária e prestativa, junto aos órgãos de defesa civil.
A geotecnia trata com incertezas, não é ciência exata, e as normas e recomendações evoluem face ao avanço do conhecimento e ocorrências. Nesse sentido, a ABMS vai reabrir estudos sobre uma proposta de proibição da construção de novas barragens de montante e do prosseguimento de alteamentos das antigas, bem como a imposição de descomissionamento seguro das abandonadas.
Com relação ao acidente em Brumadinho (MG), a ABMS colocou-se desde o primeiro momento à disposição das autoridades para contribuir com a análise aprofundada e independente das causas desse trágico acidente e evitar a ocorrência de outros acidentes no futuro.
Diante dessa tragédia, é compreensível que todos os segmentos da sociedade, e a própria ABMS, busquem respostas imediatas e consistentes que expliquem o acidente e que levem à responsabilização dos envolvidos. Mas é preciso que esse processo seja feito com serenidade.
A empresa e os engenheiros responsáveis por atestar a segurança da citada barragem dentro da legislação em vigor são associados à ABMS há mais de 30 anos e desfrutam de elevada credibilidade no meio técnico e científico, não havendo nada que os desabone.
O momento atual da engenharia brasileira merece reflexões. A ABMS e outras entidades parceiras não se furtarão em promover um grande debate. O desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso país passa necessariamente por uma engenharia pujante, fortalecida e ética. Essa é a nossa crença. Esses são os nossos valores.
ABMS
29 de janeiro de 2019

Nenhum comentário: