11 de novembro de 2005

SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS AMBIENTAIS MUNICIPAIS - NUMA/UFPa

Hoje tivemos uma segunda parte do Seminário que discutiu as Políticas Municipais.
Exposição de primeira entre Socorro Flores (CCJ/UFPa), Paulo Koury (IBAMA), Francisco Fonseca (MMA), Evaristo (SEMA/Belém), Ronaldo Lima (SECTAM) e Jorge Valdez-Pizarro (IESAM/UFPa) sobre "O Município: Licenciamento, Controle e Regulação Ambiental". Tema bastante extenso, com apartes calorosos dos participantes e com discussão necessitando de intervenção do mediador para que terminasse. Pena, esa a melhor parte. Se tivesse levado um lençol não daria pra enxugar todas as lágrimas dos reclamantes.
Posteriormente (com a hora avançada e o estomago remoendo) tivemos a Mesa Redonda sobre "Experiencias de Gestão Ambiental Municipal no Estado do Pará", apresentado na visão das instituições. Muito morno e com aparencia de "marketing" das instituições. Ficou devendo.
À tarde, continuação com "Experiencias de Gestão Ambiental Municipal no Estado do Pará", na visão das Associações Municipais. Escutei um rosário de "não sei", "não fiz", "para o ano vai melhorar", "as prefeituras não tem dinheiro pra bancar as Secretarias Municipais de meio Ambiente" até chegar a uma afirmação, que deve ter deixado os especialistas de cabelo em pé, quando a representante da CODESEI, uma assistente social chamada Solange nos passou a idéia de que vem dinheiro pra Educação, pra Saúde, mas não vem pro Meio Ambiente e por isso não se faz muito. Puxa, retrocesso geral, mas acho que o choque desta desculpa foi tão forte que ninguém tentou ensinar que quando se faz prevenção no abastecimento de água (meio ambiente) se gasta menos na saúde; quando se ensina a separar o lixo doméstico (educação), se gasta menos na saúde. Posteriormente, o Aprígio Silva, da AMUT, reclamou sobre o engessamento de todos os madeireiros com as proibições de exploração florestas por delimitação das Unidades de Conservação e lhe foi ensinado pelo representante do PPG-7 que, neste País só se pode evitar distorções pela via do geral. Não concordo, mas ... Enfim, a visão das Associações Municipais é míope e sofre de profundo astigmatismo ambiental.
Voltaremos a comentar este Seminário novamente.

Nenhum comentário: